Pesquisa e desenvolvimento

 HOSPITAL INTELIGENTE

hospital Inframax 954x504.jpg

Atualmente os hospitais estão sendo desafiados a melhorar a segurança do paciente e reduzir os custos operacionais. O Institute of Medicine (IOM) estima que entre 44.000 e 98.000 mortes por ano são relacionadas a erros médicos. Foram identificados cinco fenômenos que acarretam em falhas nas operações no setor de saúde. São eles: erros médicos, altos custos, furtos, falsificação e fluxo ineficiente.

Visto que um dos principais tópicos na área de saúde é a redução de custos, ao mesmo tempo em que se melhora a qualidade dos cuidados ao paciente, e que grande parte do tempo dos profissionais de um hospital é gasto procurando equipamentos perdidos, caçando suprimentos e rastreando medicamentos, é evidente a necessidade de se implementar melhorias no que diz respeito a gestão, métodos e processos no ambiente hospitalar. Ambiente esse que possui uma complexidade muito grande em termos de processo e infraestrutura, então é grande a necessidade de uma solução eficiente e flexível o suficiente para atender a realidade de cada cliente.

As soluções possíveis, que unem a automação dos processos e a rastreabilidade como meios de aumento na eficiência, estão causando uma quebra de paradigmas e abrindo caminho para aplicações dentro dos ambientes hospitalares e inserindo "inteligência" que resulta em aumento no aproveitamento dos recursos disponíveis. Essa é a base para a mudança do modelo tradicional de gestão para o que se vê em modelos bem sucedidos, os chamados Hospitais Inteligentes.

O PROJETO INFRAMAX DE PLATAFORMA COOPERATIVA PARA RASTREAMENTO DE ATIVOS EM HOSPITAL INTELIGENTE

O projeto de inovação tecnológica para desenvolvimento da solução completa de hardware e software está em desenvolvimento na Inframax desde meados de 2017. O sistema irá identificar os ativos dentro do hospital, disponibilizando sua posição em tempo real e provendo, de forma automática, informações sobre a localização e status de ativos e materiais.

 

A tecnologia em desenvolvimento para a localização destes ativos faz uso de um sistema IoT baseado em RFID e Leitura Óptica.

Hospital inteligente Inframax 1.png

Para mais informações sobre o projeto e suas aplicações, dentro e fora do ambiente hospitalar, entre em contato conosco.

PARCEIROS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE INOVAÇÃO

hospital_estadual_de_sumaré_Inframax.png
logo-unicamp-inframax.png
acen semicon inframax.jpg
logo-fsp-inframax.png

APOIO

fapesp inframax.jpg